custo qualidade tempo

Custo, qualidade e tempo são sem dúvida as 3 grandes preocupações de um gestor de projecto no decorrer de qualquer projecto.

Todos os projectos giram em torno destas 3 variáveis.

Mesmo num projecto que tenha o custo fechado, a qualidade pretendida bem definida e o tempo bem dimensionado estas 3 variáveis têm de estar em constante vigilância. Isto porque os imprevistos acontecem (obrigado Murphy!) e ao mínimo deslize estas variáveis terão de ser equacionadas.

Isto porque a partir do momento em que temos um “atraso” (fenómeno perfeitamente normal no mundo da gestão de projecto) temos de confrontar os stakeholders e tomar decisões. Sacrificamos a qualidade? Aumentamos o tempo? Aumentamos o custo? São as 3 questões que têm de ser respondidas sempre que um projecto começa a desviar-se do seu plano original.

A verdade é que se sacrificarmos a qualidade o projecto poderá não corresponder às expectativas dos utilizadores finais, poderá não haver tempo suficiente para recuperar o “atraso” e até poderemos não ter budget necessário para inverter o rumo do projecto.

Tantas questões para tão poucas respostas!

Tomar decisões nunca é fácil e quando são relativas a um projecto ainda mais difíceis serão, pois um projecto por norma impacta várias áreas de uma organização, ou tem visibilidade para o cliente final ou é vital para o core business da empresa. Depende basicamente da sua criticidade, mas por norma não existem projectos “fáceis” e pouco “críticos” em que não seja necessário ponderar bem antes de decidir.

E não pensem que é sempre culpa do gestor de projecto se um projecto começar a desviar-se do seu plano original. Desde problemas de ordem técnica, fenómenos externos à equipa de projecto ou mesmo à organização, problemas na equipa de projecto, mudança de sponsor ou de stakeholders, existem imensos motivos para que um projecto se desvie da sua rota original e que leve por conseguinte à tomada de decisão sobre o custo, qualidade e tempo.

Mas sobre “atrasos” falarei no próximo post.

Até para a semana.

Leave a comment