gestão do risco

risco | s. m.
1ª pess. sing. pres. ind. de riscar
risco

s. m.
1. Risca.
2. Delineamento; traçado; debuxo.
3. Perigo; inconveniente.
4. Gír. Golpe com instrumento cortante.
A risco de: expondo-se a.
Correr o risco: estar exposto a perigo.

Olhando para a definição no ponto 3 conseguimos logo perceber que não é fácil gerir perigos ou algo que seja inconveniente.

O risco é mesmo isso, algo perigoso, que pode fugir muito rapidamente de controlo e que para ser “contrariado” apenas dispomos de 2 ferramentas:

– evitar;
– mitigar;

Claro que o cenário ideal é evitar os riscos. E como? Através de um planeamento cuidado onde uma boa margem de segurança (aka margem de “caganço”) é de todo recomendável.

Mas infelizmente por vezes os piores cenários efectivamente ocorrem. E então quando algo corre realmente mal devemos ter o chamado “plano B”, ou seja, como é que posso mitigar, minimizar o impacto no projecto. Sem cair em exercícios de futurologia, o gestor de projecto deve estar sempre aware do worst case scenario e como actuar perante este:

– os stakeholders estavam ao corrente deste risco?
– o risco pode ser partilhado por vários stakeholders?
– que impactos tem no projecto?
– como é que o minimizamos?
– o risco pode ser convertido numa oportunidade?

Basicamente o fundamental é o gestor de projecto não se deixar apanhar com “as calças na mão”, ou seja, não se deixe apanhar de surpresa de forma a saber exactamente como actuar e sempre de forma eficaz e eficiente.

Evitar o pânico, o stress, o levantamento de suspeitas, o apontar do dedo, culpabilizar um elemento da equipa são atitudes que o gestor de projecto deve ter. Acima de tudo deve-se transmitir a mensagem: “ok, aconteceu. não vamos lamentar ter acontecido mas sim pensar e agir de forma a ultrapassarmos o problema.”. Não vale a pena chorar por leite derramado e quanto mais depressa a equipa de projecto se focar no problema e na sua solução melhor.

O gestor de projecto nunca deve mostrar falta de confiança numa situação deste género, pois é nos piores momentos que a equipa de projecto e mesmo restantes stakeholders necessitam do nosso apoio e optimismo.

Até para a semana.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s