gestão dos recursos humanos

Como gerir pessoas?

Não existe uma fórmula do tipo X + Y = Z

A melhor forma de gerir pessoas num projecto é através da sinceridade e frontalidade.

Não devemos nunca cair na tentação de criar “grupinhos” ou confidenciar certos assuntos com o fulano A ou B da equipa de projecto.
A verdade é que devemos sempre manter uma separação entre nós (gestores de projecto) e equipa de projecto. Somos todos uma única equipa e como tal devemos ser sempre uma porta aberta para todos os elementos da equipa poderem vir ter connosco e conversarem ou exporem qualquer ideia ou pensamento. Mas devemos também salvaguardar a distância para não sentirmos dificuldade em tomar uma decisão que possa não ser muito de agrado da restante equipa. Nunca nos devemos esquecer que somos o timoneiro do projecto e como tal nem todas as decisões que tomamos são consensuais.

Devemos demonstrar a todos os elementos da equipa o quanto apreciamos o seu contributo, pois as pessoas que se sentem reconhecidas e valorizadas são as pessoas que mais rendem no seu trabalho. Aos nossos olhos todos devem ser iguais, o que quer dizer que todos devem ser alvo do mesmo tratamento de forma a não criar desigualdades ou motivos para sermos criticados (e com razão!).

A equipa deve ter um objectivo único e por conseguinte todos devem partilhar o mesmo objectivo. O objectivo individual de cada um deve contribuir para o objectivo da equipa. Só assim se consegue equipas de alto rendimento e uma gestão eficaz e eficiente de projectos.

Lembrem-se, todos os elementos da equipa são únicos (ou deverão ser) e como tal indispensáveis. Temos como obrigação fazê-los sentir desta forma como também temos obrigação de dizer a um elemento que não estamos satisfeitos com o seu rendimento e que esperamos mais dele.

Nunca se esqueçam que não existem aspectos negativos a apontar a um elemento da equipa, existem sim aspectos menos positivos ou pontos de melhoria. Devemos estar sempre pelo lado positivo, pois é a melhor forma de transmitirmos a nossa mensagem.

Todas as equipas são constituídas por pessoas. E como pessoas que são têm necessidades que desejam ver saciadas. Aconselho-vos a manter os vossos recursos humanos felizes pois irão ficar surpreendidos com os resultados finais.

Até para a semana.

One thought on “gestão dos recursos humanos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s