project charter

O projecto charter é, ou devia ser, por onde todos os projectos começam. É um documento onde ficam especificados:

– o âmbito do projecto;
– os objectivos do projecto;
– actores do projecto.

Serve como kick-off do projecto e mune o gestor de projecto da autoridade para executar e gerir o projecto. É a formalização do projecto.

Não existe um template oficial para o projecto charter, pois o main goal deste documento é efectivamente oficializar o projecto e registar o que motivou em primeiro lugar a que o projecto fosse iniciado.

O project charter não “obriga” a que o âmbito e objectivos sejam imutáveis, pois como já foi referido aqui é perfeitamente possível que com o decorrer do projecto o âmbito e os objectivos sejam alterados.

Este documento é uma boa prática da gestão de projecto pois é efectivamente uma ferramenta muito útil não só para a “sanidade mental” do gestor de projecto como serve também de registo do âmbito e objectivos iniciais que impeliram a execução do projecto. E como gestores de projectos nunca sabemos quando teremos de fazer um refresh aos sponsors e stakeholders do projecto sobre o âmbito e objectivos que o projecto visa alcançar/cumprir.

Resumindo, só existem vantagens em usarmos um project charter e pessoalmente recomendo a todos os gestores de projecto o seu uso. Constatarão, com toda a certeza, toda a sua utilidade ao longo das vossas carreiras.

Até para a semana.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s