silver bullets

De todos os chavões que me chamaram a atenção nos termos utilizados na gestão de projectos, silver bullets foi de longe o meu preferido.

Não só por todo o misticismo que gira em torno deste termo, mas também pelo significado em si.

Silver bullets é basicamente a solução, ou mais um milagre, para a solução de um grande problema. E estas “balas” enquadram-se na gestão de projecto na medida em que não existe sempre uma solução out-of-the-box para os problemas.

Já vimos aqui que gerir um projecto com sucesso e sem problemas não é como uma receita, ou seja, algo que se for seguido à risca terá sempre sucesso.

Existem problemas e imprevistos e não existem receitas/soluções que previnam todo e qualquer dissabor. Muito menos quando essa solução passa por uma novidade tecnológica! (a tecnologia nunca é a resposta para os problemas).

Por isso se diz que em gestão de projecto não existem silver bullets. Cada projecto é um projecto e nada é repetível ao ponto de se conseguir fazer uma “receita” para a gestão com sucesso de um projecto.

Claro que existem uma série de precauções e boas práticas que permitem diminuir a hipótese de insucesso, mas a verdade é que quem anda à chuva molha-se… e quem gere projectos está sujeito a que o seu projecto seja um insucesso ou pelo menos a deparar-se com problemas sem uma fácil solução. É algo que não é evitável.

Tal como José Mourinho não consegue ganhar sempre, nenhum gestor de projectos consegue sempre gerir projectos de forma bem sucedida.

Não existem silver bullets.

Não existem projectos sem problemas.

Não existem problemas com soluções universais.

E toda esta incerteza é o que torna este mundo da gestão de projectos fascinante.

Até para a semana.

One thought on “silver bullets

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s