pmo

PMO… o que é? para que serve? como se justifica ter numa empresa?

Vamos por passos:

O que é?
O PMO, conhecido também por Project Management Office, de um ponto de vista simplista é a gestão da gestão de projectos.
Podemos dizer que o PMO aglutina todas as praticas e métricas utilizadas na gestão de projecto de uma determinada organização, ou seja, é o como se deve gerir um projecto. As praticas e normas que são utilizadas para a gestão de projectos dentro da empresa.

Para que serve?
Serve para organizar e documentar todos os projectos e sua respectiva gestão. É um portfolio integrado de todos os projectos, uma knowledge-base dentro da organização que permite manter o registo de todos os projectos que decorrem, decorreram ou irão decorrer. Tem como principal objectivo garantir a consistência e coerência na gestão dos projectos. Através do PMO a empresa tem garantias que a gestão de projecto é feita sempre da mesma forma independentemente do projecto ou do gestor desse mesmo projecto, assumindo que o gestor cumpre com as normas, métricas, procedimentos e boas práticas que constam no PMO).

Como se justifica a sua existência numa empresa?
A sua existência é justificada a partir do momento que uma empresa pretende dar um “salto” qualitativo na sua gestão. Um PMO não pode ser encarado como um custo ou uma despesa mas sim como um investimento na organização interna da organização. E tendo em conta que se trata de se tornar metódico a gestão de uma parte vital da empresa, que é a gestão de projectos, é sem dúvida um investimento a se ter em conta quando a empresa tem a maturidade suficiente para se organizar internamente.

Existem poucas empresas que estão preparadas para implementarem um PMO, e ainda menos dispõem actualmente de um. A verdade é que só as grandes organizações vão dando maior atenção à organização interna e por consequência à possibilidade de terem um PMO. Temos de aguardar por um futuro (pouco) distante para vermos este “conceito” mais popularizado no mundo empresarial português.

Até para a semana.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s