vencimentos

Com a crise que vivemos lembrei-me de investigar um pouco sobre os ordenados portugueses e da nossa vizinha Espanha no que toca a Gestão de Projecto.

Podem ver os salários portugueses aqui.

E os espanhóis aqui.

É interessante perceber que efectivamente a função de gestor de projectos é das mais bem pagas no mundo das TIs.

O mais curioso nestes dados é vermos que o “fosso” entre o vencimento do gestor de projecto e os programadores é bastante maior em Portugal do que em Espanha. E no que toca aos programadores seniores em Espanha não existe diferença significativa e em Portugal a diferença ainda é grande.

Não vou tirar grandes conclusões dos dados que aqui exponho até porque valem o que valem. Apenas assinalo o que já começa a ser de conhecimento geral, ou seja, em Portugal existem maiores desigualdades do que em Espanha. E pelo que vemos destes valores, não compensa irmos para Espanha exercer o cargo de gestor de projecto visto a “vida” ser bastante mais cara em Espanha do que em Portugal e os vencimentos serem praticamente iguais. Já se sabe que cada caso é um caso, mas de forma generalizada não compensa emigrar para Espanha.

Acho contudo que os espanhóis são muito mais justos que nós. Pois se é verdade que uma equipa de projecto sem um gestor não vai a lado nenhum, não deixa de ser também verdade que um gestor sem uma equipa também não é um gestor.

Até para a semana.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s