COCOMO

O Constructive Cost Model (COCOMO) é uma técnica, dos anos 80 do século passado, de estimar apenas aplicável em projectos de desenvolvimento de software.

A base da estimativa do COCOMO são as linhas de código necessárias para o desenvolvimento do software.

O COCOMO decompõem-se em três níveis:
– Básico;
– Intermédio;
– Detalhado.

O COCOMO básico recorre ao esforço aplicado (em linhas de código i.e. KLOC), tempo de desenvolvimento e pessoas necessárias.

O COCOMO intermédio tem como ponto de partida o COCOMO básico e tem em consideração diversos aspectos:
– Atributos do produto;
– Hardware;
– Características da equipa;
– Características do projecto.

O COCOMO detalhado aplica os resultados do COCOMO intermédio nas várias fases do projecto de desenvolvimento de software.

Esta técnica assenta num modelo matemático, baseado em dados estatísticos. Só se justifica a sua utilização em projectos de grande dimensão e com base histórica.

O COCOMO é uma técnica complexa que vai devolvendo estimativas cada vez mais precisas à medida que a base histórica aumenta.

O ponto forte desta técnica é basear-se na complexidade do projecto e não no tempo do projecto. O principal calcanhar de Aquiles do COCOMO é que se mudarmos a equipa de projecto ao longo do tempo o histórico dos projectos torna-se irrelevante. O mesmo aplica-se aos restantes factores considerados pelo COCOMO intermédio, pois o COCOMO baseia-se no passado para dar as estimativas.

Julgo que a utilização desta técnica deve ser muito bem ponderada, pois tem um “custo” muito elevado em termos de complexidade e de time consumption. Por fim, não tenho dúvidas em afirmar que o COCOMO precisa de um ambiente fechado, controlado, muito estável para ser eficiente (algo muito raro de acontecer nos projectos de consultoria).

Cabe a vocês decidir até que ponto o COCOMO se enquadra na vossa realidade.

Até para a semana.

2 thoughts on “COCOMO

  1. Ana Gomez says:

    Estava procurando informações sobre CoCoMo e seu site se mostrou muito eficiente para elucidar essa questão. Obrigada e parabéns!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s