outsystems

Na semana passada tive oportunidade de dedicar-me às certificações online da outsystems.

Para quem não sabe, a Outsystems, é uma framework que gera código .net ou java out-of-the-box através de um GUI. Este GUI assenta essencialmente na representação de fluxos através de drag-and-drop et voilá! Temos a nossa aplicação ou webservice a funcionar.

A facilidade com que se programa é mesmo muito interessante e apelativa. Confesso que não sei os preços do licenciamento da plataforma e das ferramentas mas pelo que vi posso dizer que estou no mínimo impressionado.

A Outsystems promove a metodologia AGILE onde identifica 5 principais actores na equipa de projecto durante o ciclo de desenvolvimento de software (sem ordem específica):
– business manager;
– engagament manager;
– delivery manager;
– sizer;
– developer.

O developer julgo que todos sabem o que faz.🙂
O sizer é a pessoa que dá as estimativas. A Outsystems inclusivamente oferece um serviço de validação de estimativas dos seus “representantes” / “parceiros”.
O delivery manager é o arquitecto de soluções e o scrum master.
O engagement manager (a função menina dos meus olhos) é a pessoa que faz a ponte entre a equipa de projecto e o cliente.
O business manager é basicamente o gestor da conta / do cliente. É o elemento mais “distante” da equipa de projecto.

A Outsystems tem uma ferramenta de certificação online que permite a qualquer pessoa adquirir conhecimentos básicos das suas ferramentas. É uma forma interessante de dar a conhecer as suas ferramentas, a framework e permite também divulgar a marca e evangelizar os profissionais. E sem custos! Claro que para subirmos na hierarquia da certificação teremos de ter endorsements por profissionais Outsystems que apenas estão ao nosso alcance (com muita sorte) na nossa própria equipa de projectou ou então em bootcamps da própria Outsystems (atenção: os bootcamps já têm custos associados e na minha opinião bastante elevados).

Resumindo, gostei muito da Outsystems, acho a sua framework uma excelente hipótese para os desenvolvimentos e projectos de uma empresa, adorei o papel desempenhado pelo engagement manager e achei muito original a certificação.

Recomendo.

Até para a semana.

2 thoughts on “outsystems

  1. Ricardo Araújo diz:

    Viva Pedro,

    gostei do post, e de outros que entretanto li, e aproveito para dizer que a outsystems tem versão gratuita da plataforma disponível para download em http://www.outsystems.com/download

    Existe uma comunidade que está em constante crescimento onde temos trocado dúvidas e experiências sobre a utilização da plataforma e que ajuda não só os iniciantes a entrar na “onda” como os utilizadores mais avançados a optimizar trabalho.

    Continuação de bom blog.

    Ricardo

    • Pedro Gustavo Torres diz:

      Ricardo,

      A informação que transmites é muito útil. É mais uma vantagem da Outsystems. Não me param de surpreender.

      Obrigado pelas palavras de incentivo Ricardo.

      Um Abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s