como o scrum mudou a minha vida

Cheguei à conclusão que sinto um enorme afecto pelos post-its que durante a noite caem do quadro, e tenho de os colar de manhã quando chego ao escritório, obrigando-me saber de cor e salteado todas as tarefas de todos os projectos ao ponto de saber exactamente de onde cada post-it caiu (projecto/sprint e respectivo estado).

O scrum enquanto ferramenta de tracking de projectos é excelente. O que para mim é o mesmo que dizer: “Bye bye Microsoft Project!”🙂

E não ajuda apenas o project manager / scrum master. De forma inconsciente toda a equipa tem presente todas as tarefas que estão feitas, por fazer e em progresso.

Não vou dizer que o scrum é muito melhor que os mandamentos do pmbok mas a verdade é que o scrum é mais prático enquanto o pmp é mais teórico.

Como já disse repetidas vezes, o scrum por si só não é a solução para o problema… agora que o ajuda a resolver lá isso ajuda.

Eu sei que sou suspeito, mas neste momento estou bastante mais fã da utilização do scrum do que do pmbok. Agora é como tudo, o scrum é especificamente vocacionado para o desenvolvimento de software (embora há quem diga que pode ser usado em outras áreas) enquanto o pmbok pode ser usado nas mais variadíssimas áreas. Daí a minha inclinação para o scrum. E verdade das verdades, o scrum é divertido!

Até para a semana.

Deixe uma Resposta

