quality assurance no scrum

Desde que adoptei o scrum, tenho feito mais testes do que alguma vez fiz.

O resultado está à vista de todos, temos tido muitos menos bugs nos testes finais de aprovação o que acaba por ser curioso pois como não existem praticamente bugs o cliente sente-se com confiança para pedir sempre alguns melhoramentos. Algo que antigamente com mais bugs era impossível, quer por falta de tempo ou por falta de confiança nos desenvolvimentos.

Após algum tempo a praticar scrum não tenho dúvidas que trouxe melhorias significativas no trabalho, principalmente a nível processual.

Não me canso de dizer que estou rendido ao scrum.

O único (grande) aspecto do scrum que ainda não estou, de todo, convencido é a utilização de sprints em desenvolvimentos web.

Os nossos clientes têm um time-to-market extremamente agressivo e não é concebível que tenham de esperar 2, 3 ou 4 semanas por um package de desenvolvimentos quando podemos ter várias releases durante esse período de tempo disponibilizando de forma gradual e mais atempada as novas features ou correções de bugs.

Eu costumo dizer que o melhor scrum é o nosso scrum. Não é o scrum que vem nos livros mas sim a forma como adaptamos o scrum à nossa realidade. Se forem vocês a adaptarem-se ao scrum, então o objectivo principal do scrum está logo desde o início a falhar. Deve ser o scrum a adaptar-se a vocês e não o contrário. O scrum procura melhorar o funcionamento de uma equipa e não mudá-lo completamente ignorando o meio onde esta equipa está inserida.

É como alguém uma vez disse: “Don’t ask what you can do for scrum, but what scrum can do for you!“. Não foi bem esta frase mas era algo do género.🙂

Até para a semana.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s