CSM e CSPO

Já está!

Depois de fazer 2 testes online já posso actualizar o meu perfil no Linkedin com as certificações Certified Scrum Master (CSM) e Certified Scrum Product Owner (CSPO).

Como já tinha dito aqui, fiz ambos os cursos em Lisboa com o Mitch Lacey. E posso dizer que ia com as minhas expectativas elevadas e não foram nada defraudadas!

Os cursos são excelentes, de apenas 2 dias, onde o Mitch Lacey teve oportunidade de mostrar porque é que é considerado um dos grandes experts de Scrum da actualidade.

Não hesitava em fazer os cursos novamente, pois são mesmo excelentes. Só pecam por ser apenas 2 dias cada. Há tanto para falar e tantas experiências para trocar com o Mitch que não tenho dúvida em dizer que toda a gente ficou com pena quando chegamos ao fim dos cursos.

Recomendo os cursos, principalmente se forem dados pelo Mitch.

Fiquei surpreendido quando percebi que não fui o único a fazer os 2 cursos seguidos. Tornou-se, inclusivamente, uma agradável surpresa perceber que o interesse por Scrum em Portugal tem vindo a aumentar consideravelmente.

O curso de CSM permitiu-me tirar todas as dúvidas que tinha relativamente a ser-se um bom Scrum Master bem como estudar a melhor solução para aplicar o Scrum no meu trabalho.

No CSPO como não é a minha principal actividade não tinha grandes dúvidas para tirar mas o curso serviu para abrir os olhos e olhar para o Scrum de uma perspectiva diferente, sob o olhar do cliente.

Por fim posso dizer que tive o privilégio de assistir ao Mitch e ao Pedro (pessoa impecável e com desafios semelhantes aos meus) a fazerem flexões. O ponto que o Mitch queria mostrar é que um dos valores do AGILE é o respeito e não se respeita uma equipa quando se chega atrasado (que foi o caso do Pedro).

Mal posso esperar para fazer mais cursos com o Mitch e sobre Scrum.

P.S: Pedro, a resposta é sprints de 1 semana ou Kanban. Vai para a primeira hipótese que é o que eu vou fazer.🙂

Até para a semana.

Deixe uma Resposta

