professional scrum master

Aqui à dias andava eu a navegar na net, à procura de material relacionado com Scrum, quando “tropecei” neste site:

http://scrum.org

E apercebi-me que a Scrum Alliance, “organismo” do qual tenho 3 certificações, não está sozinha no “mercado” das certificações em Scrum.

A scrum.org é um spin-off (se é que pode ser chamado assim) da Scrum Alliance. Basicamente um dos fundadores da Scrum Alliance, Ken Schwaber, em 2009 resolveu dar um novo rumo à forma como o Scrum estava a ser representado/trabalhado e resolveu criar a Scrum.org.

Eu, para ser honesto, não conhecia a Scrum.org e sempre achei que apenas existia uma entidade formadora de Scrum a nível mundial que era a Scrum Alliance, pois em Portugal apenas tinha presença a Scrum Alliance.

Estive a ler um pouco sobre os cursos da scrum.org e pareceram-me bem. Tal como a Scrum Alliance tem:

  • certified scrum developer
  • certified scrumMaster
  • certified scrum product owner
  • certified scrum professional

A scrum.org tem:

  • professional scrum foundations
  • professional scrum master
  • professional scrum product owner
  • professional scrum developer

Os cursos de ambas as entidades têm praticamente correspondência directa com algumas diferenças:

– Não existe a equivalência do certified scrum professional na scrum.org

– Não existe a equivalência do professional scrum foundations na scrum alliance

Como a scrum.org transmitiu-me boas vibrações resolvi tentar trazer os cursos deles para Portugal… e depois de várias “conversas” via skype e email… consegui!🙂

A scrum.org vai ter o primeiro curso de professional scrum master em Portugal em Fevereiro de 2013.

O curso será em Lisboa, no hotel Tivoli Oriente, mesmo ao lado da gare do oriente o que facilita as deslocações desde o Porto (através de comboio) e do estrangeiro (com a ligação do aeroporto ao metro).

O preço será igual aos dos cursos da scrum alliance e o early bird termina no final de Janeiro de 2013.

Podem ver toda a informação aqui.

Admito que estou tentado a juntar esta certificação às que já tenho da scrum alliance… e vocês?

Até para a semana.

Deixe uma Resposta

