retrospectivas

Cá está o primeiro post directamente de Londres!

Hoje venho-vos falar de retrospectivas (Scrum).

As retrospectivas são “cerimónias” que não estavam contempladas nas primeiras versões da framework do Scrum. Foram adicionadas mais tarde para garantir que as equipas de X em X tempo (normalmente 1 vez por sprint) se juntavam durante determinado tempo (normalmente 1 ou 2 horas) para comer bolachas e outras guloseimas reflectirem na forma de trabalhar, nos acontecimentos mais recentes, tentar identificar pontos de melhoria e sugerir/experimentar coisas novas.

É óbvio que não é preciso fazer tudo isto apenas numa retrospectiva. Se uma equipa durante uma sprint perceber que precisa de alterar qualquer coisa, toma-se medidas para concretizar essa alteração. Não é preciso uma retro (retrospectiva) para fazer / sugerir / acontecer. A retro só está lá para garantir que este tipo de reflexão / análise realmente acontece.

Durante todo o tempo da sprint a equipa deve estar em continuo PDCA (Plan – Do – Check – Act). Deve usar uma filosofia Kaizen (melhoria continua). De outra forma como pode uma equipa melhorar ao longo do tempo?

E afinal o que se passa numa retrospectiva?

Uma retrospectiva pode ser dividida em 5 passos:

1. Set the Stage (preparar o ambiente para a conversa)

2. Gather Data (recolher as opiniões das pessoas)

3. Generate Insights (promover discussões em torno das opiniões recolhidas)

4. Decide What to Do (decidir, como equipa, que medidas / action points serão tomadas nas próximas sprints)

5. Close the Retrospective (limpar as migalhas)

Antes do primeiro passo (ou durante esse primeiro passo) devemos revisitar as medidas / actions points que a retrospectiva anterior gerou de forma a “avaliarmos” se chegaram a ser implementadas. Só assim conseguimos  avaliar até que ponto as retrospectivas estão a gerar valor.

Existem várias formas de Gather Data: desde responder às clássicas perguntas “o que correu bem?” e “o que pode ser melhorado?” até jogos de forma a ajudar todas as pessoas a expressarem da melhor forma. Lembrem-se que existem sempre pessoas mais tímidas, pessoas que gostam de dominar conversas, pessoas que falam mais alto, etc.

No próximo post irei abordar os jogos mais populares usados em retrospectivas. Existem uns muito bons.🙂

Até para a semana.

2 thoughts on “retrospectivas

  1. Regina Duarte diz:

    Pedro, é refrescante ver alguém da sua área a apresentar os termos técnicos traduzidos para português. Não sou uma purista e uso alguns anglicismos, mas louvo-lhe o rigor das expressões. Escreva numa língua ou noutra, mas não perca esse rigor.🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s