cas2013 :: retro

O evento CAS 2013 (Conferencia Agile Spain 2013) foi um evento que me impressionou em todos os aspectos.

Tanto em termos de organização como em termos de maturidade da comunidade Agile em Espanha deu para ver que estamos uns bons furos abaixo dos “nuestros hermanos“.

A escolha da cidade foi realmente feliz. Nunca tinha estado em Bilbau e achei a cidade simplesmente fantástica. Pequena, Concentrada, com gente simpatiquíssima. Excedeu qualquer expectativa que eu tinha.

A organização esteve muito bem, pois não é todos os dias que vemos um evento de 2 dias com mais de 300 pessoas onde nada faltou em termos de coffee breaks, almoços, jantar (opcional) e apoio às keynotes e talks.

A comunidade espanhola de Agile parece-me estar muito à frente da comunidade Portuguesa. Assisti a excelentes talks em que se falou das experiências de Scrum, XP, Kanban e até de Scrumban. Algo que em Portugal ainda não tem utilização com suficiente expressão.

As keynotes foram excelentes. Tanto o Angel Medinilla (que também esteve em Lisboa), como o Koldo Saratxaga e o Tobias Mayer (autor do livro People’s Scrum) são excelentes oradores. Acho que não ficaram nada atrás das keynotes, em Portugal, da Linda Rising e do Joseph Yoder.

Apesar de haver bastantes patrocínios neste evento não se assistiu a nenhuma talk como a do Michael Köster (em Portugal) que lamentavelmente não passava de publicidade da Microsoft camuflada (ou não tivesse passado mais de metade da keynote a falar do Team Foundation Server).

A única coisa em que realmente nós estamos melhor do que Espanha é na língua Inglesa. Enquanto em Portugal a maioria das talks foram em Inglês, em Espanha a esmagadora maioria foi em Castelhano.

A minha talk correu bastante bem apesar de ter tido pouca audiência, pois como a talk foi em Inglês houve pouca adesão. Inclusivamente tive pessoas que estavam a assistir à minha talk e que assim que disse que a talk ia ser em Inglês levantaram-se e foram embora!😀

Está aqui o vídeo da minha talk.

A minha talk é do minuto 01:25:08 (slide 156) ao minuto 02:13:16 (slide 180).

Os slides podem ser obtidos aqui ou no meu slideshare.

Até para a semana.

Deixe uma Resposta

