insource vs outsource

Como Agile geek que sou “farto-me” de seguir blogs e ler livros de colegas / profissionais em que me revejo.

Uma coisa que sempre me chamou a atenção é que os autores de livros e bloggers da área são todos independentes, consultores por conta própria. Eu pelo outro lado sempre estive ligado a uma empresa sem grande interesse em fazer negócio por conta própria.

Sempre acreditei que tanto eles como eu partilhávamos o mesmo objectivo: espalhar a palavra do Senhor Agile com a plena convicção que mudaria o “mundo” para melhor.

Ultimamente fiquei um pouco desapontado quando me apercebi que essas pessoas (que eu tanto admiro e sigo) para além de falarem de Agile falam, tanto ou mais, em ganhar dinheiro. Claro que todos temos de ganhar dinheiro para poder viver mas quando o nosso foco muda de querer mudar o mundo para querer mudar a quantidade de dinheiro que temos nos bolsos o romantismo da coisa morre.

Eu quando escrevo neste blog ou quando penso escrever um livro não penso no dinheiro que poderá vir daí. Penso no impacto que posso ter, no reconhecimento e realização pessoal / profissional que posso alcançar.

Quem é que estará certo? Ambos? Nenhum? Honestamente não sei.

Depois interrogo-me até que ponto um consultor / outsourcer consegue realmente mudar uma empresa? Não será uma pessoa interna à empresa muito mais indicada como “agente de mudança” do que uma pessoa de fora que pouco ou nada conhece da empresa?

Apesar de ser suspeito acredito que o trabalho de um insource é bastante mais duro e difícil do que o de um outsource. Afinal é o insourcer que no fim “fecha a porta”, pois o outsourcer chega à empresa, dá dicas / formação / whatever e depois vai à vida dele.

É bastante mais fácil indicar a direcção do que realmente caminhar para lá. Que não haja ilusões, é duro o caminho da mudança.

Dou por mim ultimamente a perguntar se esses outsourcers / consultores teriam sucesso dentro de uma empresa a trabalhar diariamente para mudar o “mundo”. Arrisco a dizer que não.

Acabei de escrever este texto sem perceber bem o objectivo que mo levou a escrever. Mas não tenho dúvidas de que não foi por dinheiro.🙂

Até para a semana.

Deixe uma Resposta

